Ensaios Destrutivos e Não Destrutivos

Ensaio Destrutivo

Teste Hidrostático

O ensaio visa detectar, a frio e em curto prazo através do enchimento do equipamento com um líquido sob pressão controlada, vazamentos, estado de integridade e insuficiência de resistência dos componentes de um sistema. O teste pode examinar equipamentos como: vasos de pressão, caldeiras, extintores e mangueiras de incêndio e etc. A norma que regulamenta a periodicidade dos testes nos vasos de pressão e caldeiras é a NR 13.

Teste de Estanqueidade

O ensaio de estanqueidade visa verificar, a frio e em curto prazo, se algo está estanque, hermético, se há vazamentos e/ou insuficiência na resistência nos componentes sujeitos à pressão através da aplicação de um líquido sob pressão controlada.

A GB Técnica possui uma equipe altamente qualificada e trabalha com equipamentos de alto padrão e, portanto, oferece um teste hidrostático e de estanqueidade com eficiência e excelência.

Ensaio não destrutivo

Ensaio de Medição de Espessura por Ultrassom

É um tipo de ensaio não destrutivo que tem por objetivo levantar informações relativas a espessura de parede dos elementos da caldeira que trabalham pressurizados através de um mapeamento previamente estabelecido, onde se busca detectar pontos, ou áreas, desses elementos, que sofreram perda na espessura que pode ter acontecido devido processos abrasivos e corrosivos. Os resultados desse teste são muito relevantes para o estudo da PMTA da caldeira.

Líquido Penetrante

Este ensaio visa detectar por meio de visualização direta com o auxílio de reação química as descontinuidades nas juntas soldadas que possam comprometer a resistência física do material.

Este ensaio não destrutivo, por líquidos penetrantes, é um método que consiste em detectar descontinuidades através da penetração do fluído na abertura do material e da reação química, em que por meio desta é possível realizar a análise visual direta.

No caso de detecção de alguma trinca, a GB Técnica realiza o serviço de eliminação e reparação do material.

Clique nas imagens abaixo para vê-las ampliadas