Máquinas Hidráulicas (BOMBAS)

São dispositivos que transformam energia mecânica em energia hidráulica, energia de cinética (movimento) e pressão (força), com o objetivo de ceder energia suficiente ao fluído para que haja o bombeamento a fim recirculá-lo ou de transportá-lo de um ponto a outro.

As bombas hidráulicas são classificadas como positivas (fluxo pulsante ou hidrostática) e não positivas (fluxo contínuo ou hidrodinâmicas).

As bombas hidrostáticas tem como finalidade fornecer uma determinada quantidade de fluido, que varia de acordo com a rotação fornecida, produzindo fluxos de forma pulsativa sem variação de pressão.

As bombas POSITIVAS se dividem em dois grupos. São eles:

Alternativas:

Pistão

Este modelo de bomba possui uma configuração diferenciada pois permite que durante a ação de bombeamento aja movimentação dos pistões dentro do um tambor cilíndrico. Geralmente são utilizadas para mover líquidos ou comprimir gases, um exemplo disso é que bastante empregada no setor agrícola. Essas bombas podem ser:

  • Axiais;
  • Radiais;
  • Fixas;
  • Variáveis.
  • Bomba Pistão.

Embolo

Muito parecido com o modelo anterior, no entanto, este possui um pistão alongado que desliza sobre a vedação de alta pressão. Esta configuração permite suportar pressões mais elevadas.

Diafragma (Membrana)

Neste sistema o bombeamento é gerado através do acionamento, por ar ou líquido, de uma membrana ou diafragma com movimento alternativo.

Galeria de imagens

Clique nas imagens para vê-las ampliadas

Rotativas:

Engrenagens

São formadas por carcaça, engrenagens, canais de entrada e saída. O fluido entra na bomba e é conduzido a passar pelo mecanismo de bombeamento, que são as engrenagens, e por fim a sair pelo canal de saída. Os principais tipos dessa bomba são:

  • Bomba de engrenagem interna;
  • Bomba de engrenagem externa;
  • Bomba rotativa.

Lóbulos

Muito parecido com a configuração do modelo de bombas de engrenagens, pois o fluído é conduzido a passar pelos lóbulos. Se diferenciam por seu baixo cisalhamento e, portanto, fornece um bombeamento suave.

Parafuso

O sistema consiste num eixo envolto por uma chapa helicoidal, no formato de um parafuso, dentro de um cilindro. O fluido é transportado de um ponto a medida em que o eixo gira.

Galeria de imagens

Clique nas imagens para vê-las ampliadas


As bombas hidrodinâmicas convertem energia cinética de rotação em energia hidrodinâmica do fluido e, portanto, são utilizadas para deslocar o fluido de um ponto para outro, pois conseguem vencer resistências como atrito e peso da coluna.

As bombas NÃO POSITIVAS se dividem em três grupos. São eles:

Bomba Centrífuga

Centrífugas

Este modelo de bomba transforma a energia cinética de rotação em energia de pressão. A energia cedida ao fluido permite que aja a elevação, pressurização e transferência do mesmo. São ideias para fornecer carga elevada ao fluido no entanto sua vazão é relativamente baixa.

As bombas centrifugas podem ser:

Fluxo Axial

O fluído é descarregado axialmente e, portanto, é utilizado para altas vazões e baixas pressões.

Fluxo Radial

Descarrega o fluido na periferia radialmente e , portanto, é utilizado para baixas vazões e altas pressões.

Fluxo Misto ou Diagonal

É a centrífuga propulsora, no qual o líquido sai do rotor na direção inclinada (diagonal) ao eixo de rotação.